Make your own free website on Tripod.com
Oficinas e Associação
Associação de Amigos do Casarão

Home | O que é o Casarão | Apelo à Sociedade | Dossiê dos Excluídos | Famílias do Casarão | Oficinas e Associação | Carta ao Prefeito | Ajuda aos Jovens | Direito à Alimentação | Queremos Dignidade | Repes e Poesia | Programação | Notícias | Como Associar-se | Pontes com Entidades | Contate-nos

Janete Sanchez da Rosa - família nº 5 - 13/11/2001

ASSOCIAÇÃO NANDINHO CASARÃO

O que eu gostaria de passar a todos é que a associação a ser montada será para o bem de todos os moradores, para conseguir reivindicar nossos direitos, com representantes organizados, até mesmo trocar a identidade de desorganizados, marginais, preguiçosos e deixar de ser excluídos da sociedade. E, após a nossa organização, buscar os que estão na mesma situação, para ajudá-los a ganhar confiança, se aprimorar, deixar de serem excluídos.

Lembrando que, com o consentimento da maioria, foi escolhido um nome, Associação Everton Soares de Brito (Casarão), mas eu gostaria de fazer uma nova proposta: Nandinho Casarão, com a abreviação de seu nome (E. S. B.). Lembrando que escolhemos ele como homenagem, por ter sido um dos moradores mais antigos. Todos que aqui residem, foi por seu intermédio, de uma forma ou outra. Mesmo tendo havido desavenças entre ele e os moradores, temos que lembrar que foi ele quem limpou a área. Tentava coordenar o local e, se nós estamos aqui no momento, foi pelo seu trabalho. E se algo vai se desenvolver para melhor, é pela participação que ele teve no passado e pela nossa participação no momento.

Gostaria de explicar o porquê da proposta de troca. O que a maioria dos moradores querem é se reciclar. Então, com essa troca para Nandinho Casarão (E. S. B.), vamos conseguir conscientizar os que não se reciclaram. Como ele teve um certo sentimento de mudança, e isso foi considerado, com esforço todos podem mudar e ter seus valores considerados pela sociedade. Buscando os seus parceiros ainda não mudados a querer fazer a mudança de vida. E lembrando que seus amigos o conheciam pelo apelido.

OFICINAS

Quero lembrá-los que todos os esforços que tivemos até agora foram para ver algo funcionando. Então tenho 5 propostas de imediato para iniciar.

Oficina nº 1: Atelier de Costura. Já tem 2 voluntários, que são moradores do Casarão, para abrir e botar em funcionamento, Miriam e Regina.

Oficina nº 2: Cozinha Comunitária. Participação de voluntários do Comitê e moradores.

Oficina nº 3: Marcenaria. Quero pedir ao Comitê auxílio para montá-la. Já temos o nosso orientador da oficina.

Oficina nº 4: Biblioteca. Quero conseguir montar de imediato, com o pouco material que já tenho, tendo em vista que meu objetivo é cultura. Juntamente com a cultura, revelar e manter raízes, vidas e histórias dos excluídos, pois todos que passaram dentro dessa área do Casarão têm algo a registrar e deixar como lição de vida. Sendo que qualquer material que seja escrito e tenha símbolo fará parte da biblioteca. Desenhos e grafites que queiram doar, já estou me prontificando a guardá-los, mas quero com nome e data. E aceito doações de qualquer livro. E lembrando que ela vai estar de portas abertas a todos, para qualquer fim, até fotos que queiram colocar lá. E ao entrar em contato, para a biblioteca vou estipular dias e horas para leituras.

Oficina nº 5: Sala do Artesão, com os meninos que foram reciclados pela EPA, pedindo sua ajuda e oferecendo uma parte da área para montarem seu trabalho.

UNIÃO

O que eu gostaria é de conseguir unir todos, mas é difícil. Mas não impossível. Acho que teríamos que respeitar a prioridade de cada um. E conseguir desenvolver cada dom dos moradores. Respeitar suas funções, deixar claro suas responsabilidades e conseguir subir os degraus todos juntos. Por isso também a idéia da Associação.

Mas o que vejo é que é fácil qualquer um excluir, porque atrapalha em certos detalhes o outro. Acho que sempre deixei claro que queria o bem pra todos. Mas todos querem pensar em seu bem próprio. Acho que seja o que for decidido, tem que ser em maioria, explicando os objetivos.